Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Novo Livro: Arte e Patrimônio Industrial
Início do conteúdo da página

Novo Livro: Arte e Patrimônio Industrial

O Comitê pela Conservação do Patrimônio Industrial apresenta o novo livro da Série Novas perspectivas de investigação 

  • Criado: Segunda, 19 de Abril de 2021, 16h16
  • Acessos: 106

O Comitê Brasileiro para a Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH – Brasil) lança o livro Arte e Patrimônio Industrial – Série TICCIH – Novas perspectivas de investigação. Organizado pela professora Dra. Cristina Meneguello, a publicação traz uma variada seleção de textos escritos por notórios estudiosos em patrimônio industrial e de jovens pesquisadores da área.

Clique na capa para ler

Indignos o suficiente para serem musealizados ou observados como obras de arte de beleza técnica em si, os vestígios do patrimônio industrial tornam-se “suporte” para exercícios artísticos que vão ora ressaltar a desmesura das estruturas, ora seu caráter urbex de estrutura sublime. Na sequência ritual apontada por Tornatore (2004) que toda atividade industrial descontinuada enfrenta – fechamento-morte-estetização –, os objetos industriais patrimonializados seriam objetos-limite, nos quais o regime de historicidade se transforma num regime de patrimonialidade, resolvendo de forma não-binária a relação entre local e global, ou entre a sociedade civil organizada e o Estado.

A partir do momento em que esses “pequenos espaços de nada”, tornados artísticos pelo grafite ou transformados em cenário perturbador que se vale da impressão de medo e abandono, tais locais podem gerar, talvez inadvertidamente, para que esses espaços sejam novamente “enxergados” nas cidades. Nesse processo de neutralização que a nova condição de patrimônio traz ao objeto industrial é percebida pelos que o protegem que devem, no entanto, conjecturar que esse seria um “preço” a ser pago para que se evite a completa destruição do bem.

Cristina Meneguello

As demais publicações da série estão disponíveis para download gratuito

registrado em:
Fim do conteúdo da página