Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > Ibermuseus publica relatório sobre o impacto da pandemia
Início do conteúdo da página

Ibermuseus publica relatório sobre o impacto da pandemia

Profissionais de museus ibero-americanos diante do COVID-19. Presente e futuro após meses de emergência sanitária

  • Criado: Quinta, 22 de Abril de 2021, 13h35
  • Acessos: 118

A pandemia COVID-19 teve um impacto sem precedentes no setor de museus. A propagação da pandemia que teve início em 2019 obrigou à adoção de novos protocolos que até hoje continuam a afetar a dinâmica de centenas de milhões de pessoas e, inclusive, levaram ao fechamento de um número significativo de museus.

Com o objetivo de mostrar um estado da questão e evidenciar problemáticas, bem como estratégias de resiliência e de gestão, em meados de 2020, realizamos uma primeira pesquisa. Posteriormente, em novembro deste ano, na expectativa de conhecer com maior profundidade as necessidades do setor e poder contribuir no quadro desta nova condição, efetuamos um novo mapeamento por meio de uma segunda pesquisa pública e anônima. Hoje, compartilhamos seus resultados.

A pesquisa - disponível em espanhol e português e do qual participaram 455 pessoas de 16 dos 22 países ibero-americanos -, entre outros objetivos, permitiu conhecer os efeitos que as medidas tomadas estão a provocar nos profissionais museológicos da região, para conter a propagação do COVID-19.

Nesse sentido, por exemplo, destacam-se os temores sobre as implicações da crise no emprego, as necessidades de segurança sanitária e as expectativas quanto às medidas de apoio governamental postas em prática. Estas expectativas remetem, justamente, a outro dos objetivos do estudo, que foi sensibilizar para que o estado da situação expresso no relatório possa incentivar a tomada de medidas governamentais que melhorem o cenário e favoreçam ações de proteção e melhoria, e valorização da cultura.

As informações recolhidas, juntamente com as obtidas na primeira pesquisa realizada, constituem referências para instituições governamentais e profissionais da área museológica ibero-americana, o que torna-se especialmente relevante num momento de incertezas como o atual.

Por meio do Observatório Ibero-americano de Museus, nos comprometemos a continuar pesquisando e compartilhando informações relevantes que contribuam para o conhecimento e fortalecimento do nosso setor.

Repositório COVID-19 para museus

A emergência sanitária causada pela disseminação do vírus COVID -19 causou grandes repercussões em todas as áreas da sociedade e um impacto sem precedentes no setor de museus. As medidas de confinamento decretadas para conter a pandemia fecharam as portas das instituições e causaram uma mudança de paradigma nos modelos de trabalho de seus profissionais e na natureza global de seu ecossistema.

O Programa Ibermuseus, atento a essa situação, vem adaptando seus projetos e promovendo ações para apoiar os museus da região e seus profissionais. Sob essa premissa, com base no trabalho de pesquisa de seu Observatório Ibero-americano de Museus, disponibiliza material de referência para nossas instituições, dentro da estrutura da atual pandemia.

O recurso pretende ser útil para divulgar o impacto que esta crise de saúde está causando em nossas instituições, mas também como modelo de referência para todos os países que estão desenvolvendo diretrizes de apoio. Da mesma forma, apoia todos os museus que precisam de orientação para guiar seu processo de reabertura.

Consulte a informação disponível para você:




Formação e Capacitação:



registrado em:
Fim do conteúdo da página