Representantes do Ministério fazem visita ao MAST

Visita de representantes MCTICComitiva teve acesso a toda estrutura do museu, e conheceu o corpo técnico responsável pelas atividades desenvolvidas na instituição

No último dia 24, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) recebeu a visita de três representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O Secretário Executivo Dr. Elton Santa Fé Zacarias, esteve acompanhado da Srª Isabela Sbampato e do Sr. Gustavo Frayha, ambos da Diretoria de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do Ministério. A comitiva pôde conhecer todos os espaços da instituição, além de observar como o MAST desenvolve e realiza suas atividades educacionais, que visam não apenas a ampliação da cultura científica, mas também a construção de valores.

Foto: Bruna Aguiar/MAST

Heloisa Maria Bertol Domingues, Diretora do MAST, recepcionou e conduziu os representantes do MCTIC por todas as dependências do museu. No encontro, ela deu exemplos de como a instituição promove a construção de conhecimentos e habilidades requeridas no cotidiano, enfatizando o valoroso papel da Ciência na sociedade. Heloisa falou da importância em receber a comitiva e sobre a perspectiva de atendimento das demandas encaminhadas ao Ministério: “É elogiável que eles se interessem pelo trabalho que realizamos e, também, o empenho que têm feito em nos ajudar no que a gente precisa. Esse reconhecimento e apoio orçamentário são fundamentais para continuarmos ampliando a cultura científica”, declarou a Diretora.

Alguns coordenadores do MAST também acompanharam a visita, esclarecendo como o museu é capaz de ampliar as possibilidades de interação social e aprendizagem compartilhada, já que várias experiências são vivenciadas em grupo, viabilizando o contato e a mistura de diferentes faixa etárias e gerações. Eles demonstraram que, as atividades culturais associadas a exposições, podem contribuir para o engajamento do público nos assuntos abordados de forma dinâmica e criativa.

Foto: Bruna Aguiar/MAST

A comitiva seguiu pelos laboratórios, biblioteca e Arquivo de História da Ciência, que possui acervo composto por documentos textuais, iconográficos, cartográficos, tridimensionais e visuais. O Dr. Elton Zacarias observou os detalhes da guarda documental e enalteceu todo o trabalho desempenhado pelo corpo técnico do Museu: “Os recursos humanos aqui são realmente muito capacitados. Eu fiquei muito bem impressionado com o cuidado que o MAST tem com o acervo, que é extremamente rico, e o investimento que está sendo feito na conservação de coleções de terceiros”, avaliou o Secretário.

Isabela Sbampato atentava-se a cada ambiente e explicações sobre as ações desenvolvidas pelo museu. Ela assegurou que a instituição se destaca nas práticas educativas e pode ser referência quando o assunto é a popularização da ciência: “A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um grande exemplo de como o MAST produz aprendizagem e amplia o nível cultural da sociedade. As oficinas que são elaboradas pelos mediadores são muito criativas  e deixam qualquer criança admirada”, afirmou Isabela.

Foto: Bruna Aguiar/MAST

Para finalizar a tarde, os representantes do MCTIC ainda puderam conhecer uma das mais tradicionais atividades do MAST, a Observação do Céu. A comitiva visitou o Pavilhão da luneta equatorial de 21cm, e ficou fascinada ao contemplar o céu. Gustavo Fraya descreveu a sensação de estar em um local que, valoriza não apenas a preservação documental, mas também a difusão da cultura científica: “O MAST mira para o passado e para o futuro. Um pedaço da história clássica do Brasil está aqui dentro, e a seqüência de atividades realizadas neste museu é realmente muito interessante”, confirmou Gustavo ao terminar a visitação.

Foto: Bruna Aguiar/MAST

Comments

comments