Equipe da Olimpíada Brasileira de Astronomia no MAST

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) recebeu integrantes do Projeto OBA! Planetário Itinerante no dia 24 de fevereiro.  Formado por 12 estudantes, a equipe do Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) passou por uma capacitação em visita à instituição.

Na sala de atividades, os monitores participaram da oficina “Astronomia básica com Bola de Isopor”. Ministrada pelo astrônomo e coordenador de Educação em Ciências do MAST (COEDU) e astrônomo, Eugênio Reis, a atividade reuniu vários temas astronômicos. Tais como:

“A distância entre a Terra e a Lua, dias e noites, estações do ano, precessão dos equinócios, fases da Lua e eclipses. Eles viram uma apresentação completa sobre estes assuntos”. –  explica o coordenador do COEDU.

De acordo com a coordenadora do projeto, Bruna Senra, os monitores passam por capacitações semanais com profissionais de diversas áreas.  Esses treinamentos são organizados conforme a grade de atividades do OBA! Planetário Itinerante.

Fundado em 2013, o projeto visa promover o conhecimento astronômico bem como de outras ciências para o grande público.  Além das sessões do planetário, a equipe realiza outras atividades de divulgação científica em diferentes regiões do país.

“Oferecemos palestras, telescópios e oficinas de astronomia e astronáutica a escolas e eventos de todo o Brasil, atendendo cerca de 25 mil pessoas por ano.”  – conta Bruna Senra.

Para saber mais sobre o projeto,  acesse: http://www.obadeolhonoceu.com.br/

 

Comments

comments