José Monserrat Filho

Jornalista e jurista. Em 1966, concluiu mestrado em Direito Internacional, pela Universidade da Amizade dos Povos, em Moscou. Foi aluno da Academia de Direito Internacional, Haia, Holanda, em 1978; da Universidade Internacional do Espaço, Estrasburgo, França, em 1989; e do Centro Europeu de Direito Espacial, Aberdeen, Escócia, em 1993.

Como jornalista, foi diretor da revista “Ciência Hoje” e editor do “Jornal da Ciência” e do “JC e-mail”, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Em 1993, recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica, do CNPq. É autor do livro “Política e Direito na Era Espacial – Podemos ser mais justos no espaço do que n Terra?”, publicado, em 2007, pela Editora Vieira & Lent, e premiado pela Academia Internacional de Astronáutica (AIA).

Monserrat possui uma extensa experiência na área de direito espacial, tendo acompanhado desde o início o projeto espacial brasileiro e assessorado a Agência Espacial Brasileira (AEB) em questões de relações espaciais. A atividade espacial sempre chamou sua atenção. Neste vídeo, ele fala sobre a importância das atividades espaciais e da política relacionada à regulamentação de tais atividades.

Comments

comments