Visita Escolar no Museu de Astronomia

Programa voltado para grupos escolares que visitam o Museu de Astronomia permite que alunos conheçam exposições e realizem trilhas educativas

O fim das férias escolares é uma ótima oportunidade para os professores começarem a se planejar para apresentar aos seus alunos o fantástico universo da ciência e da tecnologia. E o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) tem uma programação especialmente elaborada para entreter e inspirar a aprendizagem de crianças com conteúdo divertido e uma linguagem de fácil compreensão, fazendo com que elas conheçam o mundo científico por meio de atividades didáticas, atrativas e interessantes.

Para realizar a Visita Escolar Programada e trazer os estudantes ao MAST, é necessário que o educador participe do Encontro de Assessoria ao Professor, onde é explicada a proposta pedagógica do museu, a dinâmica da visita e todas as atrações disponíveis. Nesse encontro, é apresentada ao representante da escola a atividade Dinâmica com Objetos, para mostrar os símbolos do museu relacionando-os às trilhas educativas, onde ele conhece os instrumentos científicos e elementos relacionados à astronomia, escolhendo a melhor opção de atividade para sua turma. A ação é voltada para que o professor se planeje e consiga estimular seus alunos fora da sala de aula, em um ambiente onde eles tenham acesso à um local onde se guarda e se conta a nossa história!

Foto: Renata Bohrer/MAST

A Visita acontece de terça à sexta-feira e conta com a presença de um mediador, que após apresentar todas as exposições no prédio sede do museu, conduz o grupo de alunos para desbravar o Campus ON/MAST por meio das trilhas, especialmente elaboradas para que as crianças conheçam o maior conjunto arquitetônico da América Latina voltado para astronomia. Nele, elas vão se deparar com antigas cúpulas de observação do céu e com as construções históricas, que são patrimônio do Rio de Janeiro, além de parte do acervo de instrumentos científicos do Museu.

Foto: Divulgação/MAST

O grupo escolar precisa ter no máximo 50 alunos, e a visita tem aproximadamente 2h30 de duração. É uma ótima oportunidade para que os professores usufruam do MAST como  espaço  criativo,  alternativo e que ajuda a complementar a educação de sua turma. Para que isso aconteça, basta  agendar a visita da instituição de ensino por meio do telefone (21) 3514-5229 ou pelo e-mail agendamento@mast.br.

Comments

comments