Mostra de vídeos “VerCiência” cativa o público no MAST

Foto: Bruna Aguiar

Programação contou com vídeos nacionais e internacionais promovendo e disseminando a cultura científica.

Criatividade e interação caminharam de mãos dadas durante toda a Semana Nacional de ciência e tecnologia (SNCT), realizada no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). E também teve espaço para inovação, como a apresentação da primeira mostra de vídeos científicos mediada. Assim, o público foi contemplado com explicações sobre os temas e conceitos abordados pelos mediadores, que faziam correlação com fenômenos cotidianos, gerando melhor entendimento para cada assunto e estimulando a todos os envolvidos na atividade.

As sessões tiveram características únicas e especiais, um excelente exemplo de como utilizar a programação da Mostra de forma mais produtiva e eficaz, em especial junto ao público escolar. A professora de História Virgínia Rodrigues, da escola Cardeal Leme, em Benfica, afirma que o aluno da sala de aula mudou junto com o perfil das novas tecnologias, e que se interessa por vários assuntos ao mesmo tempo, por isso, a falta de foco deve ser trabalhada pelos educadores. Ela aprovou o método adotado pelos mediadores do evento: “O grande diferencial foi inserir entre as exibições dos filmes, bate papo, orientando o olhar do aluno”.

Foto: Bruna Aguiar

O Projeto VerCiência foi idealizado justamente para promover e incentivar a disseminação da cultura científica pela televisão, internet e outros meios e tecnologias audiovisuais, sempre em busca da excelência e da eficácia da comunicação. Os programas selecionados para as mostras anuais (desde 1994) são exemplos de como a ciência e a tecnologia podem ser apresentadas ao grande público de forma clara, atraente, e também como entretenimento cultural de qualidade.

José Renato Monteiro, curador nacional VerCiência SNCT, prestigiou o evento e não poupou elogios aos “animadores-mediadores” Bruna Aguiar e Omar Martins, responsáveis segundo ele, por uma interação altamente energizada, capaz de estimular o diálogo natural entre os participantes das sessões de vídeos. José Renato ainda classificou a tarde como “uma rica e prazerosa experiência, que vale ser repassada às demais instituições do Circuito VerCiência SNCT”.

A equipe MAST pôde assistir previamente aos programas, e assim compor um cardápio adequado e saboroso oferecido ao público participante das sessões. Os idealizadores da atividade concluíram que a estratégia adotada foi bastante eficaz, gerando uma percepção de satisfação em todos os envolvidos no projeto e credenciando esse formato para futuros eventos de natureza similares.

Comments

comments