MAST participa de evento nacional de astronomia

Entre os dias 2 e 5 de novembro, profissionais e amadores se reuniram no Rio de Janeiro para a 20ª edição do ENAST.

Mais de 200 pessoas participaram da 20ª edição do Encontro Nacional de Astronomia (ENAST). O evento, que aconteceu de 2 a 5 de novembro na Fundação Planetário do Rio de Janeiro, reuniu profissionais e amadores de todo o país.  Entre as instituições organizadoras, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) marcou presença com atividades para o público, em especial, professores.

No dia 2 de novembro, o físico e coordenador do Núcleo de Divulgação Científica (NUDC) do MAST, Douglas Falcão, integrou a mesa-redonda “Uma conversa sobre o panorama atual da Divulgação de Astronomia no Brasil tendo em vistas estes vinte anos de ENAST”.  No dia 3, o astrônomo e coordenador de Educação em Ciências (COEDU) do MAST,  Eugênio Reis, realizou oficinas para professores.   Nesta atividade, os educadores participaram de uma sessão especial de planetário e construíram dois modelos de relógios solares.  Já no sábado,  dia 4 , a astrofísica Sandra Benítez (bolsista PCI/MAST) promoveu um debate sobre o papel da mulher na ciência.

“Eu fiz uma apresentação sobre as muitas mulheres astrônomas que existiram na história e que são muito pouco conhecidas. Sofia Brahe, Maria Winckelmann, Cecilia Payne, Vera Rubin… Apresentei estatísticas da situação atual da mulher na ciência,  na astronomia. (…) o ambiente hostil que muitas mulheres encontram nessas áreas e que impede muitas vezes que consigam ascender pela escala acadêmica com a mesma velocidade que os cientistas homens. Também fizemos algumas dinâmicas para conscientizar os presentes sobre esses temas”. –  disse a astrofísica.

Em entrevista ao Jornal InforMAST, o astrônomo do Planetário do Rio de Janeiro e integrante do Comitê Científico do ENAST, Naelton Araújo, fala da parceria entre as instituições Planetário e  MAST nesta edição.

“Somos instituições ligadas historicamente por vários participantes que transitaram entre as instituições e por ideais de divulgação e ensino de astronomia. Novamente a parceria entre o Planetário e o MAST foi muito sinergética.” – fala o astrônomo.

Além da Fundação Planetário e do Museu de Astronomia, o evento contou ainda com a participação do Observatório do Valongo, do Observatório Nacional (ON) e da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) com apoio do CNPq.   A próxima edição será realizada em Natal,  no Rio Grande do Norte.

Comments

comments