CineCiência – Os desafios das mulheres que buscam a carreira científica

O sucesso das mulheres não se limita ao crescimento de sua participação no mercado de trabalho. Hoje, elas são cada vez mais protagonistas no mundo dos negócios. E você sabia que, mesmo passando por tanta discriminação, elas sempre tiveram um papel fundamental no desenvolvimento científico e tecnológico? Para contar mais sobre isso, o CineCiência do próximo dia 12, vai abordar o tema Mulheres na Ciência com a exibição do filme Estrelas Além do Tempo, que conta uma história – baseada em fatos reais – praticamente desconhecida e quase inacreditável sobre três mulheres negras que trabalham na NASA na década de 60. Apesar do preconceito explícito, numa época em que as leis de segregação racial ainda estavam em vigor nos EUA, essas mulheres foram fundamentais para o avanço tecnológico que permitiu a ida do primeiro homem ao espaço, já que elas eram as responsáveis pelos complicados cálculos matemáticos envolvidos na missão.

A História da humanidade está repleta de importantes mulheres que foram e são essenciais no desenvolvimento científico e tecnológico. Após a exibição do filme, a astrofísica Sandra Benitez Herrera e a engenheira nuclear Alice Cunha da Silva vão realizar uma palestra que trará alguns exemplos disso, além de mostrar um panorama sobre a discriminação de gênero na ciência e os caminhos para se superar e eliminar este obstáculo ainda fortemente presente na sociedade. É uma ótima oportunidade para se entender os diversos desafios enfrentados pelas mulheres que buscam a carreira científica e tecnológica.

O CineCiência tem como foco o conteúdo científico de obras cinematográficas, e busca fazer uma relação entre a arte do cinema e a ciência. Além da exibição de um filme, é um espaço para se debater sobre temas interessantes por quem entende de cinema, ou gosta de ciência e adora esse gênero de filme.

Dia: 12/08/17
Estrelas Além do Tempo
  – “Hidden figures
Debatedoras:
– Dra. Sandra Benitez Herrera (astrofísica)
– Alice Cunha da Silva (engenheira nuclear)
Público alvo: jovens e adultos
Local: auditório do prédio sede do MAST
Número de participantes: 30
Devido à capacidade limitada do auditório é necessário fazer uma reserva.
Garanta já o seu lugar e de seus amigos enviando um email contendo o(s) seu(s) nome(s) para: eduardomonfardini@mast.br

Comments

comments