MAST realiza Simpósio Internacional da Comissão de Instrumentos Científicos

Especialistas trocam experiências e conhecimentos no 36º Simpósio Internacional da Comissão de Instrumentos Científicos.

O evento reuniu durante três dias, no Rio de Janeiro, especialistas nacionais e internacionais que se dedicam ao estudo de instrumentos científicos que fazem parte do patrimônio cultural de ciência e tecnologia. Esta 36ª edição do Simpósio, que integrou a programação do 25o. Congresso Internacional de História da Ciência, foi organizada por Marcus Granato, coordenador de Museologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins MAST.

As apresentações de 24 trabalhos de pesquisas e as 7 sessões de debates integraram a programação do encontro, que foi realizado no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no MAST, onde os participantes conheceram as exposições, as coleções de instrumentos, os arquivos e os laboratórios da instituição.

Foto: Renata Bohrer/MAST

Durante o encontro pesquisadores do MAST apresentaram os seguintes estudos: “Science and technology heritage in Portuguese and Brazilian Museums: first results of a new compararison“, por Marcus Granato, Victor Abalada e Luisa Maldonado; “Linking past and future: Henrique Morize (1860-1930) and the National Observatory“, por Maria Lúcia Loureiro e Ana Beatriz Cascalho e “Challenges and opportunities in the study of recent heritage of Science and Technology: two examples of astronimical instrumentation”, por Tânia Dominici

O organizador do Simpósio considerou excelentes os resultados desta edição do evento: “E isto ficou patente pelo grande interesse do público participante, pela qualidade dos trabalhos apresentados e pelo nível de todos os debates realizados”, afirmou Marcus Granato.

Foto: Bruna Aguiar/MAST

A Comissão de Instrumentos Científicos, entidade que promove o encontro, é uma organização constitutiva da União Internacional de História e Filosofia da Ciência e tem como objetivo incentivar a pesquisa sobre a história de instrumentos científicos e a preservação e documentação de coleções de instrumentos, bem como sua utilização dentro da disciplina de história da ciência.

36º SIC de Instrumentos Científicos - 2017

Comments

comments