MAST tem programação especial na reunião anual da SBPC

Com uma exposição de charges publicadas entre 1906 e 1918, que relacionam a astronomia à política; quatro palestras; uma oficina e dez sessões diárias do Planetário Digital, o Museu de Astronomia e Ciências (MAST) marcará sua participação na 69ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que este ano será realizada em Belo Horizonte entre os dias 16 e 22 de julho no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais.

Charge relaciona as eleições presidenciais de 1910 ao fenômeno da passagem de um cometa.

A exposição Entre Eclipses e Cometas: ciência, política e humor na Primeira República,  montada no stand do MAST, na Expotec, mostra um conjunto de 12 charges publicadas pela revista humorística O Malho. Para o físico Ildeu de Castro Moreira, presidente eleito da SBPC, a associação entre a astronomia e a política, se devia à grande importância desta ciência para o país: “A Astronomia era vista naquela época como uma ciência exata e presente na vida da população. A passagem do cometa Halley, em 1910, prevista pelos cientistas, contribuiu muito para isto. Também é preciso lembrar que, no mundo inteiro, o sistema solar era comparado ao sistema político, no qual o presidente era o “rei sol” e os políticos representavam os corpos celestes, orbitando em volta do sol”.

Programação para todos

Foto: Vera Pinheiro/MAST

Na área dedicada a apresentações e debates estão programadas as seguintes palestras: Ciência no Brasil Império, de Moema Vergara, que revela a grande contribuição da ciência para o país naquela época; A construção do Observatório Nacional, de Márcia Alves, que aborda o projeto arquitetônico desse prédio, e suas relações com outros observatórios também construídos no início do século XX; Produção de conhecimentos científicos para a sociedade, de Douglas Falcão, que trata das motivações e desafios envolvidos nas ações de popularização de ciência. Márcia Alves apresenta ainda os Acervos do MAST e a Biblioteca da Academia Brasileira de Ciência.

No Spacemaker, a oficina conduzida por Joubert Poça e Douglas Falcão vai esclarecer o público como escolher a luminária LED mais adequada a cada tipo de uso, saber se elas são mesmo seguras para a saúde, se são econômicas, e até ensinar a fazer uma luminária de LED.

Foto: Vera Pinheiro/MAST

O Planetário Digital, que ficará na área SBPC Jovem, deve receber cerca de  2.700 pessoas nas sessões que realizará durante o evento. Dentro do espaço do planetário, o público conhecerá As oito maravilhas da Via Láctea, através de um audiovisual exibido no local. “A reunião da SBPC é uma maravilhosa oportunidade de encontrar os estudantes e os adultos, que ficam encantados com a beleza e a complexidade do universo. Eu faço isso há 29 anos, levando conhecimento semanalmente a duas escolas e nunca me canso; ao contrário, este trabalho me traz entusiasmo sempre renovado”, diz Carlos Henrique Zeferino da Silva, do Serviço de Programas Educacionais do MAST.

Foto: Vera Pinheiro/MAST

Durante o evento, a jornalista Vera Pinheiro, do MAST, entrevistará cientistas e estudantes de ciências em depoimentos para a séria A ciência que eu faço que está disponível no site da instituição: site.mast.br/acienciaqueeufaco

Comments

comments