MAST recebe 36ª Simpósio Internacional

Fórum traz novas abordagens para o estudo de instrumentos científicos

Para promover o debate sobre instrumentos científicos e estimular a troca de conhecimento entre pesquisadores de diversas áreas, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) vai receber a 36ª Edição do Simpósio Internacional da Comissão de Instrumentos Científicos. O evento acontece entre 26 e 28 de julho, e abrange estudo de casos, trabalhos em profundidade e relatórios experimentais sobre o tema “Instrumentos científicos entre o local e o global”.

O Simpósio, que é uma das vertentes do 25th International Congress of History of Science and Technology (ICHST), vai trazer novas abordagens para o estudo de instrumentos científicos e suas coleções. A ideia é trocar experiências entre pesquisadores estrangeiros e brasileiros, e disseminar novos conhecimentos e métodos analíticos. Serão apresentados trabalhos que trazem a perspectiva de se criar novas formas de engajamento do público, análises sobre objetos do pós-guerra, e sobre novos objetivos sociais e políticos para instrumentos e patrimônio científico.

Esse fórum tem um grande valor acadêmico, pois além de difundir  pesquisas e experiências profissionais diversificadas, ajuda a ampliar o conhecimento sobre os instrumentos científicos nas áreas da astronomia, geofísica, matemática, educação, história e museologia. Também é uma oportunidade para se conhecer a reserva técnica visitável do Mast, que possui uma das maiores coleções de instrumentos científicos históricos do Rio de Janeiro.

Clique aqui para conhecer a programação completa.
Conheça mais sobre o 25th International Congress of History of Science and Technology em: Brasil sedia Congresso Internacional de História da Ciência

Comments

comments