MAST inaugura Sala de Leitura de Objetos

Existe um padrão que se repete em grande parte dos museus, em especial nos de ciência, de se expor um instrumento científico e classificá-lo quanto ao seu uso, época, fabricante, entre outros. Os objetos históricos encontrados nestes espaços permanecem sob controle de especialistas, que os estudam a fundo, fazem releituras, os contextualizam em sua época de utilização. Mas, e se houvesse uma forma diferente de explorar a capacidade de tais instrumentos fomentarem no público uma interpretação a partir de suas próprias impressões? É esta a proposta da nova sala do MAST, um espaço criado para instigar o público a contemplar e realizar sua própria análise em torno de um instrumento.

A Sala de Leitura de Objetos é como uma tela em branco, que estimula o visitante a desvendar, através das perguntas propostas, a funcionalidade daquele instrumento, sua utilização, período em que foi produzido, finalidade, seu valor para a sociedade e para o próprio museu. Na sala há fichas disponíveis para o público registrar livremente suas impressões. As respostas são debatidas no ciclo de palestras MAST Colloquia, que, neste ano, tem como tema a leitura de objetos da coleção do Observatório Nacional no MAST. A cada mês um objeto será escolhido.

Você é nosso convidado para visitar a Sala de Leitura de Objetos, com entrada gratuita e aberta de terça à sexta, de 9h às 17h, e aos sábados das 14h às 19h e a participar do ciclo de palestras do MAST Colloquia, que acontece uma vez ao mês. Acompanhe a programação no nosso site.

Comments

comments