Reabertura da mostra Um Olhar nos Espaços de Dimensão 3D

A exposição Um Olhar nos Espaços de Dimensão 3D foi reaberta ao público neste mês de junho. Fruto de uma parceria entre o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a mostra é inspirada na beleza encontrada nos conceitos da matemática e da física, especialmente no campo da geometria.

É uma oportunidade de imersão nas mais diversas formas da terceira dimensão, já que a exposição combina arte e interatividade em suas instalações sobre variedades de dimensão 2 e 3. Em uma delas, por exemplo, o visitante pode utilizar um volante para controlar a trajetória de uma partícula na tela, desenhando à vontade. Há ainda uma simulação de som gerada em função da geometria da ‘variedade’. A exposição já foi um sucesso em importantes instituições na França, entre elas a Universidade de Paris. Nela, pesquisadores e artistas brasileiros e franceses deram vida a teorias que, até hoje, apenas habitavam o imaginário de cientistas e amantes da geometria espacial.

A reabertura desta mostra ajuda a complementar a exposição 3D: Imprimindo o Futuro, também inaugurada este mês. Ambas são atividades de divulgação científica que o MAST desenvolve no âmbito do Biênio da Matemática. O Brasil sediará, em 2017 e 2018, dois grandes eventos de relevância internacional: a Olimpíada Internacional da Matemática IMO 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos ICM 2018. Para aproveitar a oportunidade e fomentar o desenvolvimento da educação no País, o Congresso Nacional proclamou 2017-2018 o Biênio da Matemática no Brasil. O MAST é um dos parceiros da iniciativa, que conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Ministério da Educação.

A entrada é gratuita e a visitação ocorre de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, feriados, das 14h às 19h.

Comments

comments