I Semana Intermunicipal de Astronomia do Vale do Café

A 1ª edição da Semana Intermunicipal de Astronomia do Vale do Café aconteceu entre os dias 29 de maio e 2 de junho. O evento organizado em quatro municípios da região Sul Fluminense reuniu mais de seis mil pessoas. Na programação, diversas atividades de divulgação científica do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

Foto/crédito: Felipe Hime.

Entre as atrações, oficinas de temas variados, observação do Sol e do céu noturno. Prevista para acontecer somente na cerimônia de abertura,  a palestra “A Terra a partir de um conceito cósmico” apresentada pelo Dr. Eduardo Penteado (bolsista PCI do MAST) foi reprisada seis vezes.  Segundo Eugênio Reis, coordenador de Educação em Ciências (COEDU) do MAST e um dos organizadores da Semana de Astronomia, a atividade foi estendida para as escolas parceiras do evento.

“A palestra agradou tanto aos professores presentes (na abertura do evento) que o Dr. Eduardo foi convidado a repeti-la nas escolas onde aconteceriam as atividades da Semana”. – conta Eugênio.

Outra atividade que fez sucesso foi o planetário.  Além da equipe do Museu, o evento contou com a participação dos planetaristas da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

Crédito: Eugênio Reis.

Quer saber o resultado? Em quatro dias foram realizadas 91 sessões!  Ao todo, 4.023 pessoas passaram pelas cúpulas do MAST e da OBA.  A grande maioria formada por estudantes da rede de ensino pública e privada.  As oficinas do projeto Olhai Pro Céu atenderam 45 professores, além de 45 alunos. As observações do Sol e do céu noturno atingiram cerca de 1100 pessoas.

Foto/Crédito: Eugênio Reis.

Idealizada pelas professoras Késia Huais e Sandra Leite, a I Semana Intermunicipal de Astronomia do Vale do Café foi realizada em parceria com as secretarias de educação de Vassouras e Miguel Pereira, o Museu de Astronomia e Ciências Afins, Observatório Nacional (ON), com o apoio da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e do comércio local. O evento tem como objetivo promover atividades científico-culturais nos municípios de Engenheiro Paulo de Frontin, Paty do Alferes, Miguel Pereira e Vassouras.

De acordo com o astrônomo Eugênio Reis,  essa configuração regional foi mantida mediante o sucesso da I Feira Intermunicipal de Ciência, Tecnologia e Inovação feita no ano passado.

“A ideia de intermunicipalizar a Semana de Astronomia deste ano surgiu depois da exitosa integração destes municípios durante a SNCT 2016, no Vale do Café”.   – explica Eugênio.

Estudantes marcaram presença no evento. Ao fundo, o planetário do MAST./Crédito: Felipe Hime.

Para quem não conseguiu participar da I Semana Intermunicipal de Astronomia, pode ficar tranquilo que em outubro tem mais. Segundo o coordenador da COEDU, outro evento nos mesmos moldes será apresentado na região.

“De 23 a 29 de outubro, vamos realizar a II Feira Intermunicipal de Ciência, Tecnologia e Inovação nesses mesmos municípios”. – revela o astrônomo.

O evento acompanhará o tema central da 14ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: “A matemática está em tudo”. Já viu, né? Problema mesmo será ficar de fora da programação da II Feira Intermunicipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Vale do Café.

Comments

comments