Curso de Segurança de Acervos Culturais completa 15 anos

Curso de Preservação de Acervos 2017

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) comemorou os 15 anos de criação do Curso de Segurança de Acervos Culturais, celebrando junto com os alunos que terminaram, no inicio deste mês, a décima quinta turma do curso. São 15 anos disseminando conteúdos que abordam o tema da segurança, ressaltando a importância de medidas preventivas e de avaliações de risco. O curso também abrange a proteção do acervo, do prédio e das pessoas, partindo da premissa de que a segurança de um bem cultural envolve aspectos multidisciplinares.

“O MAST tem uma característica interessante de pioneirismo na área onde atua. Quando eu entrei aqui, há 20 anos, a equipe já falava sobre a importância da segurança, de se montar esse curso e de criar manuais. Então foi montada essa estrutura do curso, ganhou-se reconhecimento, não só no país, mas fora dele. Por isso, os alunos são privilegiados em participar deste curso, pois tenho certeza que eles vão multiplicar o conhecimento que ganharam aqui”, afirmou Heloisa Bertol Domingues, diretora do MAST, durante a cerimônia de encerramento.

Ao longo desses 15 anos, o curso ajudou a conscientizar e a capacitar profissionais para a gestão de segurança de acervos culturais, voltada para a preservação do patrimônio. Lucia Lino, uma das integrantes da comissão organizadora, destacou como o curso foi se estruturando ao longo dos anos e hoje se consolidou com disciplinas que visam introduzir os princípios que fundamentam uma política de segurança institucional.

“Temos quase 700 pessoas que passaram por esse curso ao longo desse tempo. O nosso objetivo é levar todo o conhecimento do trabalho que a gente realiza. Agora, com 15 anos de existência, olhando para trás, afinal de contas, trabalhamos em um museu e não deixaremos nossas memórias esquecidas. O retorno é maravilhoso quando a gente encontra as pessoas das outras instituições, que afirmam que houve melhora na gestão após ter feito esse curso. Não há melhor resposta que essa em nosso trabalho. É você ver que a semente deu fruto”, declarou Lucia.

Em 2011, o curso foi reestruturado e concentrou as disciplinas sobre segurança, as disciplinas que abordam a preservação serão ministradas no Curso de Preservação de Acervos que acontecerá no segundo semestre de 2017.

MVI_5568

Comments

comments